Notícias



Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30ª posição entre os 645 municípios do estado de São Paulo


 

Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30ª posição no estado de São Paulo

O município de Colômbia alcançou um índice de 90,6% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2023. Esse resultado coloca Colômbia na 30ª posição entre os 645 municípios do estado e em 1º lugar na Diretoria de Ensino de Barretos. O índice obtido supera significativamente a média nacional, que foi de 56%, e a média do estado de São Paulo, que foi de 52%. Colômbia ultrapassou a meta proposta para 2030, que é de 80%.

Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em 28 de maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e governadores no Palácio do Planalto.

Em 2023, o governo federal, em parceria com estados e municípios, realizou avaliações nas escolas públicas para verificar o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Essas avaliações foram parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) era recuperar o patamar de 55% de alunos alfabetizados, observado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.

As informações foram coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A educação de Colômbia está em excelentes mãos, com profissionais altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino, e eu tenho orgulho de ter estudado em Colômbia e hoje fazer com que ela continue alcançando resultados ainda maiores. Sempre fomos e continuamos sendo destaque em toda a região no que tange à educação, e isso é muito importante para nosso município. O resultado de todo nosso investimento nessa área está aí”, disse o prefeito Tuta.

A secretária de Educação, Maria José da Silva (Zezé), destacou o trabalho dos profissionais da educação e a importância da união de todos os envolvidos para alcançar o resultado.

“Dos 645 municípios do estado de São Paulo, alcançar a 30ª melhor colocação é um feito inédito. E isso só foi possível graças ao trabalho realizado, em especial por nossos professores. A todos os professores, gestores, coordenadores, técnicos, funcionários lotados nas Unidades Escolares e Semec, pais, alunos, meus cumprimentos, meu respeito, minha gratidão, minha admiração”, agradeceu a secretária de Educação. 


Publicado em: 07 de junho de 2024

Publicado por: Prefeitura de Colômbia

Categoria: Notícias da Prefeitura


Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!


Boletim Informativo

Outras Notícias

Fique por dentro


22 de abril de 2024

Senhores Contribuintes de Propriedade Rural no municipio de Colômbia-SP   Os contribuintes do ITR (Imposto Territorial Rural) para o ano de 2024 poderão consultar o VTN (valor da terra nua por he...

16 de abril de 2024

Atenção População Colômbiense!   A Prefeitura Municipal de Colômbia, está elaborando a proposta de diretrizes Orçamentarias para 2025 (LDO). Você pode participar enviando uma indicação/dugestão...

08 de abril de 2024

Atenção Estudantes Contemplados com bolsa acadêmica/ajuda de Custo/2024. Atenção Estudantes Contemplados com bolsa acadêmica/ajuda de Custo/2024. Fiquem Atentos ao Seguinte Comunicado!

08 de março de 2024

Secretaria de Saúde de Colômbia divulga nota de apelo a população para um possível colapso para Arboviroes   A Prefeitura Municipal de Colômbia, através da Secretaria Municipal de saúde vem a púb...

05 de março de 2024

Assistência Social de Colômbia Promove tardes de diversão e brincadeiras para as crianças do município.   No último final de semana, a Assistência Social de Colômbia, representado pela Primeira D...

05 de março de 2024

Prefeitura Municipal de Colômbia anuncia ótimo andamento em novo laboratório anexo ao hospital Júlio Rodrigues de Paula para fortalecer atendimento à saúde local   Prefeitura Municipal de Colômbi...



Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!