Notícias

Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30ª posição entre os 645 municípios do estado de São Paulo

Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30ª posição no estado de São Paulo

O município de Colômbia alcançou um índice de 90,6% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2023. Esse resultado coloca Colômbia na 30ª posição entre os 645 municípios do estado e em 1º lugar na Diretoria de Ensino de Barretos. O índice obtido supera significativamente a média nacional, que foi de 56%, e a média do estado de São Paulo, que foi de 52%. Colômbia ultrapassou a meta proposta para 2030, que é de 80%.

Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em 28 de maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e governadores no Palácio do Planalto.

Em 2023, o governo federal, em parceria com estados e municípios, realizou avaliações nas escolas públicas para verificar o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Essas avaliações foram parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) era recuperar o patamar de 55% de alunos alfabetizados, observado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.

As informações foram coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A educação de Colômbia está em excelentes mãos, com profissionais altamente qualificados e comprometidos com a qualidade do ensino, e eu tenho orgulho de ter estudado em Colômbia e hoje fazer com que ela continue alcançando resultados ainda maiores. Sempre fomos e continuamos sendo destaque em toda a região no que tange à educação, e isso é muito importante para nosso município. O resultado de todo nosso investimento nessa área está aí”, disse o prefeito Tuta.

A secretária de Educação, Maria José da Silva (Zezé), destacou o trabalho dos profissionais da educação e a importância da união de todos os envolvidos para alcançar o resultado.

“Dos 645 municípios do estado de São Paulo, alcançar a 30ª melhor colocação é um feito inédito. E isso só foi possível graças ao trabalho realizado, em especial por nossos professores. A todos os professores, gestores, coordenadores, técnicos, funcionários lotados nas Unidades Escolares e Semec, pais, alunos, meus cumprimentos, meu respeito, minha gratidão, minha admiração”, agradeceu a secretária de Educação.

Publicado em: 07 de junho de 2024

Publicado por: Prefeitura de Colômbia

Categoria: Notícias da Prefeitura

Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo