Projetos Sociais



Programas/Projetos

 

Esfera Federal

 

Bolsa Família

N.º de atendidos (abril/2009): 385 famílias beneficiadas

Objetivo: O Programa Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. O programa visa a inclusão social dessa faixa da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais.

 

PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

N.º de atendidos: 40 criança/adolescente

Objetivo: Este programa visa desenvolver atividades sócio educativas de lazer, cultura e esporte, em período complementar a escola, com atividades diversificadas, coordenadas, avaliadas e monitoradas pela equipe do programa. Proporcionar as crianças e adolescentes que desenvolvem atividades que caracterizam o trabalho infantil, vítimas de exclusão social, a ampliação do universo cultural e desenvolvimento de potencialidades com vistas à melhoria do desempenho escolar.

 

 

Projovem Adolescente

n.º de atendidos: 69 jovens beneficiados através do Programa Bolsa Família.

Atividades sócio educativas, 01 núcleo de 25 jovens

Objetivo: Destina-se aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O ProJovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem. O Programa vai oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, de uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência.

 

ESFERA ESTADUAL

Renda Cidadã:

N.º de atendidos: 50 famílias

Objetivo: O Programa Renda Cidadã tem como objetivo a transferência direta de renda a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, propiciando apoio financeiro temporário e ações com enfoque socioeducativo.

 

AÇÃO JOVEM

N.º de atendidos: 50

Objetivo: O Projeto Ação Jovem objetiva beneficiar jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, com ensino fundamental e/ou médio incompletos, domiciliados nos setores censitários de alta vulnerabilidade e concentração de pobreza. Transfere diretamente aos jovens apoio financeiro temporário de R$ 60,00 / mês como incentivo ao retorno e/ou permanência na escola. O Projeto conta ainda com atividades complementares, como ações sócias educativas, aulas de informática e espanhol, atividades esportivas para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mundo do trabalho e a preparação para o efetivo exercício da cidadania.

 

Esfera Municipal

Vida Saudável – 3ª Idade

n.º de atendidos: 60

Promover o bem estar físico, psíquico e social da população idosa em situação de exclusão e vulnerabilidade social por meio de atividades em meio aberto com exercícios físicos, jogos recreativos, danças, caminhadas, acompanhamento médicos, culturais, artísticos melhorando a qualidade de vida.

Força Jovem

Objetivo: O projeto é desenvolvido no povoado de Laranjeiras e tem como objetivo implementar projetos voltados as ações de proteção integral aos direitos das crianças e adolescentes com faixa etária de 07 a 17 anos e familiares, garantir o exercício do protagonismo social como forma de superação da exclusão, atendendo suas necessidades básicas, levando a uma reflexão critica de seu cotidiano.

 

Oficinas de Geração de Renda

Objetivo:

·        Desenvolver ações com a família no fortalecimento de seus vínculos, na sua emancipação assegurando-lhe respeito e espaço de participação enquanto proteção e inclusão social;

·        Sensibilizar a comunidade para a importância do Projeto Geração de Renda, enquanto processo de inclusão social;

·        Fazer com que este aprendizado torne-se um meio de subsistência através de grupos do Grupo de Geração de Renda;

·        Enfrentar a pobreza através do acesso a Geração de Renda

Em parceria com o Fundo social de Solidariedade e Departamento de Promoção social, o município e distrito de Laranjeiras conta com as seguintes oficinas:

  • Oficina de Cabeleireiro;
  • Oficina de bordado (máquina/mão)
  • Oficina de Corte e Costura;
  • Oficina de Manicure e pedicure;
  • Oficina de Culinária;
  • Oficina  de Pintura em tecido;
  • Informática.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!