SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE COLÔMBIA SERÁ PREMIADA COM TROFÉU PELO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA EDIÇÃO DE 2.021.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área da matemática.
.
Colômbia participa há mais de uma década da OBMEP. E em 2.009 recebeu o primeiros frutos. No entanto, o desejo era a conquista de medalhas. Para tanto, gestores e professores começaram a trabalhar para alcançar tal objetivo. E a 1º medalha veio na 6ª edição, em 2.010 com a conquista da medalha de bronze pelo aluno Leonardo Goncalves de Goes. E foram várias medalhas e Mençoes que vieram posterior a esta 1ª. Mas o tão sonhado ouro veio em 2018, com o aluno Carlos Eduardo Lopes Santos.
No entanto, nunca houve tantas medalhas como a edição 16, realizada em 2.021.
O município conquistou 07 (sete) medalhas, das quais 04 ( quatro ) de prata e 3 (três) de bronze, além de 09 ( nove ) Certificados de Menção Honrosa.
Dos 23 alunos aprovados para a 2ª fase da OBMEP, isto porque ela ocorre em duas fases distintas. A 1ª é uma prova objetiva. E de acordo com o número de estudantes da Unidade escolar, há um nº de vagas para a 2ª fase. A Emef. Santa do Prado Maximiano teve 24 ( vinte e quatro ) vagas para a 2ª fase. Como uma das estudantes classificadas não compareceu, 23 estudantes realizaram a prova. E destes 23 que realizaram a prova, 16 (dezesseis) serão premiados, ou seja, quase 70% dos estudantes.
O desempenho dos alunos e professores, fará a Secretaria Municipal de Educação receber um troféu, e a professora Silvia Izidoro Ferreira, que está à frente do projeto em Colômbia, receber um prêmio.
“A OBMEP é “um divisor de águas” na vida de nossos alunos, tendo em vista o grau de dificuldade da prova, bem como tudo o que proporciona aos alunos, e aqui citamos o Programa de Inciação Científica Júnior, no qual os alunos se aprofundam mais na área da matemática e recebem uma bolsa mensal de 100,00 ( cem reais) por 12 meses. E para nós , ainda mais, tendo estas premiações vindo neste nosso 1º ano de mandato” – Ressaltou o prefeito Tuta, que disse ainda: “Saber que a educação de Colômbia está no caminho certo, é motivo de grande alegria para nós, pois não medimos esforços para fazer o melhor”.
Como diz grande educador, Paulo Freire, “Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas. E pessoas transformam o mundo”, ressaltou a secretária municipal de educação, professora Mª José.
“Parabéns aos premiados! Parabéns aos professores! Parabéns aos gestores! Parabéns aos pais!
Em tempos tão difíceis, Colômbia, mais uma vez está à frente. Obrigado a todos por fazer nossa princezinha do norte paulista, brilhar”- finalizou o prefeito , TUTA.
Premiados da Educação Municipal de Colômbia na 16ª Edição da OBMEP:
NÍVEL I ( ESTUDANTES DOS 6ºS E 7ºS ANOS QUE REALIZAM A MESMA PROVA)
MENÇÃO HONROSA
Sophia Martins de Oliveira
Arthur Gangini Campos
Bruna Ingrid Belo Bodemer
Eduardo Oliveira Campos
Carlos Eduardo Maglino Dias
MEDALHA DE BRONZE
Gabriel Yamada Machado
MEDALHA DE PRATA
João Pedro Lopes Santos
Vinicius Ferrreira Tamburus
NÍVEL II (ESTUDANTES DOS 8ºS E 9ºS ANOS QUE REALIZAM A MESMA PROVA)
MENÇÃO HONROSA
Rodrigo Muniz Machado Filho
Erick Luis Alves
Kauana Massunaga Couto
Ana Julia Arantes Borges Silva
MEDALHA DE BRONZE
Anna Lívia Izidoro Ferreira
Paola Soares Machado Martins
MEDALHA DE PRATA
Caio Aquilino Merino
Rodolfo Gabriel Correia da Silva Santos
Professora premiada: Silvia da Rocha Izidoro Ferreira
Prêmio: Participação no programa OBMEP na Escola em 2022, Um diploma e um livro de apoio à formação matemática.
Vale ressaltar que apenas duas Secretarias Municipais de Educação no estado de São Paulo serão premiadas com um troféu, e Colômbia, é uma delas.
Estendemos nossos cumprimentos à aluna Gabriela Bento da Silva, ex aluna da rede municipal de ensino que conquistou Menção Honrosa à Escola Dª Alice Fontoura de Araujo.
Parabéns a todos!