Prefeito Tuta garante continuidade na castração de cães e gatos no Município de Colômbia.


Visualize fotos

Prefeito Tuta garante continuidade na castração de cães e gatos no Município de Colômbia.

O Processo de Controle de Reprodução de animais domésticos (Cães e Gatos) ocorre em processo de licitação prevista para voltar seus atendimentos em maio de 2021.

 A Prefeitura de Colômbia, que na gestão Tuta e Eloísa deram continuidade no Controle de Reprodução de Cães e Gatos nos meses de fevereiro e março, por questões legais, aguardam o processo de licitação para dar continuidade ao serviço prestado à população colombiense. 

Serão mais de 400 animais castrados anualmente no município, sendo 40 castrações mensais, 10 castrações semanais entre cães e gatos de rua, famílias de baixa renda e população em geral. Estas 40 castrações mensais são 20 destinadas a cães e gatos , atendendo  as famílias carentes com renda inferior um salário mínimo ou esteja em algum programa social, e os animais abandonados na rua, e outras 20 destinadas à população que tem renda mensal de mais de um salário mínimo da área urbana e zona rural.

Considerando a Lei Complementar n° 002/2019 de 05/10/2019. A Prioridade sempre foi, e sempre será, a castração em animais de ruas, promovendo um cuidado maior para cortar a reprodução desenfreada destes animais. Seguido após, animais de famílias que estejam cadastradas no programa Bolsa Família, que comprovem sua situação de vulnerabilidade e residência no município.

 Já a castração em animais cuja famílias tenham renda mensal de mais de 1 salário mínimo, será cobrada uma taxa de R$75,00 (Sententa e cinco reais) que será pago por meio de depósito bancário a Prefeitura Municipal. 

 “Não só foi uma promessa de campanha, como uma luta pessoal minha e da vice-prefeita Eloísa Prado. Nós, nunca acabaríamos com um serviço que é mais do que essencial. Hoje no Brasil 9 em cada 10 residências tem um animal de estimação, e sabemos o quanto a população carente necessita deste serviço. Foi necessário a pausa no atendimento, para que quando ocorrer o retorno do serviço, o mesmo continue sendo efetuado com qualidade, atendendo a população como sempre atendeu”. Comentou o Prefeito Júlio César. 

 Na última viagem que o Prefeito Tuta, acompanhado da Vice-Prefeita Eloisa e da comitiva de vereadores, realizaram em Brasília no mês de fevereiro/21, foi entregue um Ofício ao Deputado Federal, Ricardo Izar, solicitando mesmo uma um recurso no valor de R$ 40.000,00 (Quarenta mil reais), destinados a castração animal.

O Ofício foi uma solicitação da Vice-Prefeita Eloisa Prado e dos vereadores, Junior Prado (Tuluzão), Marcio Lopes (Márcio Forro), Bruno César (Bruninho).

 A retomada das castrações está prevista para o final do mês de maio se tudo correr dentro do tempo previsto do processo licitatório, e contará com um profissional exclusivo com as devidas medicações para que estes animais passem pelo procedimento com toda segurança que eles merecem.




Publicado por: Prefeitura de Colômbia