MUNICÍPIO DE COLÔMBIA RECEBE O CERTIFICADO SELO AMIGO DO IDOSO

O Programa SP Amigo do Idoso estimula os municípios a implantarem ações com foco na valorização da pessoa idosa

O município de Colômbia recebeu o Selo Amigo do Idoso no dia 13 de março de 2019 devido às boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo-Seds, por meio do Programa SP Amigo do Idoso. A secretária de estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, entregou o certificado ao prefeito Endrigo Bertin e para a gestora do Departamento de Promoção Social e Desenvolvimento Social, Silmara Reis, em Ribeirão Preto. Apenas três cidades da Região Administrativa têm o título e outras quatro receberão na mesma data o selo. Colômbia fez a adesão do Programa em 2013, passando então a fazer várias ações em prol da população idosa da cidade.

O objetivo do selo é estimular os municípios, as entidades públicas e a sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. “Foi necessário cumprir metas para conquistar o selo, tais como: implantar o Conselho Municipal do Idoso, realizar atividades esportivas adaptadas para idoso, elaboração de programas voltados ao envelhecimento ativo, viagens turísticas e encontros estaduais, regionais e intermunicipais e várias outras metas que seguimos à risca. Eu não poderia deixar de agradecer a Márcia Muzetti, diretora Regional de Assistência Social que colaborou incansavelmente também para conseguirmos o selo” ressaltou Silmara Reis.

O Programa SP Amigo do Idoso foi criado em 2012 buscando desenvolver projetos, implementar programas e ações voltadas a população idosa. De acordo com a gestora do município, na oportunidade foi assinado um convênio estadual de Proteção Social Básica do Departamento de Promoção Social, que visa o atendimento das famílias idosas, jovens e crianças em vulnerabilidade social que são atendidos pelos programas sociais e centros de convivência. “Devemos apostar no envelhecimento ativo, respeitando e garantindo os direitos dos idosos. Estou feliz pelo título, que poucas cidades têm”, disse o prefeito.

(Colaborou: Samuel Silva - Portal Notícias Colômbia)