GESTÃO MUNICIPAL DE COLÔMBIA É UMA DAS MAIS EFETIVAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, DIZ TRIBUNAL DE CONTAS

Dentre todos os 19 municípios da Região Administrativa de Barretos, Colômbia foi o que obteve a melhor média de nota em recente avaliação feita pelo TCE/SP.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) publicou dados sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TCESP). O indicador busca avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas. Inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil, tem como objetivo verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva.

O estudo leva em consideração a gestão municipal em sete índices setoriais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação.

O IEGM/TCESP possui 5 faixas de resultados:  altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).

Dos 19 municípios da Região Administrativa de Barretos, a cidade de Colômbia teve sua gestão classificada como “MUITO EFETIVA” pelos auditores do Tribunal. O município somou avaliações de notas A e B+, conforme gráfico abaixo, que pode ser consultado no link http://iegm.tce.sp.gov.br/iegm/.

No geral, dentre os 19 municípios da região de Barretos, Colômbia foi a cidade com a melhor média de notas. O município ficou no chamado grupo de classificação B+.

Em todo o estado de São Paulo, apenas 198 municípios atingiram essa classificação. Nenhum recebeu a classificação máxima A, considerado “ALTAMENTE EFETIVO”.

O Prefeito Endrigo Bertin se disse muito satisfeito com o resultado, o que reflete o esforço feito na sua administração. “A avaliação de nossa gestão e administração aos olhos do Tribunal do Contas nos deixa orgulhoso e ao mesmo tempo nos traz mais responsabilidades, pois devemos manter a eficiência onde já alcançamos a nota máxima e melhorar o desempenho nas áreas onde podemos alcançar níveis de avaliação ainda maior”, disse o prefeito.

“Esse é o reconhecimento de que Colômbia está no caminho certo e que a população pode confiar no nosso trabalho, que fica bem respaldado com esta avaliação séria e independente feita por um dos órgãos de maior tradição no país”, completou o prefeito Endrigo.

Os resultados, avaliações e notas estão a disposição da população no site do Tribunal de Contas do Estado (www.tce.sp.gov.br).