Prefeito Endrigo Bertin celebra convênio com o Governo do Estado

Município de Colômbia celebra convênio com o governo do Estado para elaboração de Plano Municipal de Saneamento.

Foi assinado na última quinta-feira (19/09) pelo Prefeito Endrigo Lucas Gambarato Bertin, o Convênio para elaboração do Plano Municipal de Saneamento com o Governo do Estado. A assinatura do convênio ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni.

O plano tem a expectativa de definir as necessidades de investimento para o acesso da população aos serviços de abastecimento de água, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais.

Para garantir aos municípios paulistas as melhores condições técnicas para a elaboração dos planos, o Governo do Estado criou o Programa Estadual de Apoio Técnico à Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento (PMS), de forma a atender as exigências deste novo contexto legal e institucional do setor. "Nesta união do Governo do Estado com os municípios, quem ganha é o povo, e São Paulo se fortalece", enfatizou o governador Geraldo Alckmin.

Serão atendidos os municípios da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema, Aguapeí, Peixe, Pardo, Sapucaí/Grande e Baixo Pardo/Grande.

Até o momento, já foram concluídos e entregues 105 PMS, referentes aos municípios das UGRHI 01 (Serra Mantiqueira), 02 (Paraíba do Sul), 03 (Litoral Norte), 07 (Baixada Santista), 11 (Ribeira de Iguape e Litoral Sul). Os planos municipais e o regional da UGHRI 10 (Sorocaba/Médio Tietê) foram entregues em março de 2012. Foram iniciados em janeiro de 2013 mais 74 PMS referentes às UGRHI 9 (Mogi-Guaçu) e 14 (Alto Paranapanema).