Prefeitura anuncia retomada das obras do CDHU

Endrigo se reúne com representantes do CDHU e anuncia retomada das obras para construção de casas populares O prefeito Endrigo Lucas Gambarato Bertin, recebeu na segunda-feira, 04 de junho, representantes da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano e da empresa que assume a construção de casas populares. O motivo do encontro é a retomada das obras referentes ao término das casas populares deixadas inconclusas desde agosto do ano passado, 2012. A empresa Scamatti & Seller Infraestrutura Ltda. havia vencido processo licitatório para a construção da obra empreitada pela CDHU com contrapartida da Prefeitura de Colômbia. Porém, a partir de agosto de 2012 a empreiteira estancou as obras onde somente 8% das mesmas haviam sido realizados (basicamente alicerces), e mesmo após contato da própria CDHU, a Scamatti não retomou o serviço. Com a nova administração municipal empossada em janeiro (Endrigo Lucas), até o momento a empreiteira não mais retomou as obras, caracterizando abandono do consórcio e isso obriga a convidar a segunda colocada na licitação que é a empresa Samfer Construtora Monte Alto Ltda. “Inclusive, assumindo (a Scamatti) por escrito que não mais queria continuar o contrato junto a CDHU.”, atestou Cassio Junqueira Franco, funcionário da CDHU e gestor da obra em Colômbia. De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, Evandro Viana, a empresa mostrou-se disposta a dar seguimento às obras. “Tomamos as medidas cabíveis, visto que a empresa anterior (Scamatti) não se manifestou a dar continuidade às obras. Então rescindimos contrato e convocamos a segunda colocada da licitação, a Samfer que já se prontificou a continuar a obra”, informou o advogado. Com a rescisão a Scamatti fica impedida de participar de licitações em Colômbia por dois anos e ainda terá que pagar ao município cerca de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil) a título de multa. “Referente aos serviços efetuados até agosto, a CDHU fiscalizou e a prefeitura realizou o pagamento sobre os aproximados 8% (oito por cento) de obra realizados e agora, é dar continuidade através da Samfer.”, concluiu Evandro Viana, assessor jurídico municipal. Reajustes Do projeto anterior eram 125 (cento e vinte e cinco) residências a serem construídas, porém, em virtude da não aprovação do DER – Departamento de Estradas de Rodagem quanto a construção às margens da rodovia Brigadeiro Faria Lima, a CDHU e a Prefeitura chegaram ao consenso de que com 117 (cento e dezessete) casas poderiam concluir sem afetar a reserva de domínio da estatal, conforme o assessor jurídico municipal Evandro Viana “No mais, tudo caminhará conforme o acordado junto à CDHU. O prefeito (Endrigo) tentou anexar essas oito casas em outro conjunto a ser construído mas não há como por estar já licitado o limite.” Paulo Henrique de Carvalho (Ziquinho), engenheiro da prefeitura de Colômbia comunica que tudo transcorrerá dentro do previsto “Inclusive, os prazos são até 2015 para entrega, mas, com a nova empresa assumindo as obras, poderemos entregar (as casas) até o final de 2014”. Ziquinho tranquiliza a população informando que, ao concluir-se 70% (setenta por cento) das casas já haverá o chamamento para as inscrições que serão realizadas por pessoal da CDHU ficando a prefeitura apenas responsável pelo alojamento e acomodação desse pessoal. “Tudo será feito pelo pessoal do CDHU”, confirma Paulo Henrique, engenheiro municipal. As residências obedecem ao padrão, sendo a de três dormitórios (área de 66 m²) e a de dois (57 m²) igualmente fundeadas em terrenos com metragem de 10 x 19 (10 metros de largura por 19 metros de comprimento) “Prevendo os recuos frontal e de fundo”, ilustra Ziquinho. Sobre os prazos, o diretor da Samfer Construtora Monte Alto Ltda. Rodrigo Reinaldo Sampaio garantiu que os trabalhos serão concluídos em até 15 (quinze) meses. “Temos conhecimento de tudo, já visitamos a cidade cinco ou seis vezes, tomamos pé de todo o trâmite legal (papéis) e agora é só dar andamento às obras. Traremos nosso pessoal mas também faremos contratações no local (Colômbia), tal como em Tabatinga, Marília, Ourinhos e outras cidades onde realizamos o mesmo serviço para a CDHU. Já sobre o prazo, apesar de o contrato prever 18 meses, cremos poder entregar em 15.”, afirma o diretor da Samfer. O diretor dá boa notícia pra quem quiser trabalhar. “Assim que o canteiro (de obras) estiver pronto estaremos contratando para o local e quem for bem nos meses seguintes poderá ser aproveitado em outras obras nossas.”, conclui Reinaldo Sampaio. O prefeito de Colômbia, Endrigo Bertin se mostrou satisfeito pelo fato da retomada das obras. Segundo ele existia certa angústia com relação a este fato, afinal, muitas famílias do município necessitam de moradia. “Desde o início do meu mandato eu tenho atuado na direção de resolver este problema e hoje fico muito feliz por chegarmos a um final que atende a nossa expectativa e da população de Colômbia. Obra parada é dinheiro desperdiçado e agora estamos próximos de reiniciar a construção das casas. Isto prova mais uma vez que o nosso governo é pautado pela seriedade e pela transparência”, afirmou Endrigo. Endrigo enfatizou ainda que este é somente o começo de uma nova fase na questão de habitação em Colômbia. Segundo o prefeito já existem projetos encaminhados aos Governos Estadual e Federal visando beneficiar mais famílias de Colômbia com moradias populares. “Como prefeito eu conheço o sentimento da população e sei que é um sonho de muitas famílias ter a sua casa própria. Estamos trabalhando para que isto aconteça em Colômbia. Hoje estamos retomando a construção dessas casas, mas se Deus quiser, em breve estaremos anunciando a construção de outros bairros com moradias populares em Colômbia”.