Prefeito Endrigo participa de audiência no DER em São Paulo

Prefeito Endrigo esteve no DER em busca de informações sobre a reforma da Rodovia Brigadeiro Faria Lima.

Buscando esclarecer várias dúvidas sobre a Reforma da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, o prefeito Endrigo Bertin esteve na Superintendência do DER/SP na tarde de quarta-feira (05/06).

Juntamente com o presidente da Câmara, Vando Ximenes, e do assessor jurídico, Dr.Evandro Viana, o Prefeito Endrigo foi recepcionado pelo Assessor da Superintendência, senhor Fernando Hiro que esclareceu várias questões levadas ao seu conhecimento.

- Projeto da Rodovia:
Segundo o DER, o projeto da Rodovia, por onde cortará o perímetro urbano, permanece nos mesmos moldes contratados, ou seja, haverá o aprofundamento da rodovia no trecho que corta a cidade de Colômbia.
Segundo o assessor, esta é uma medida técnica do DER para fins de segurança, evitando o trânsito de pedestres no meio da rodovia.

- Passarelas e instalação de radares ou lombadas:
O prefeito Endrigo pediu informações sobre futuras instalações de passarelas, para dar acesso de um lado da cidade ao outro.
Segundo o DER, a instalação de passarelas obedecem a critérios técnicos pré-estabelecidos, e somente depois de pronta a obra será possível informar os trechos onde serão instaladas as mesmas e os próprios viadutos terão corrimão de passagem para pedestres.
A mesma resposta se deu no tocante a instalação de radares ou lombadas, que somente serão analisados depois da obra estar concluída, mas é provável que seja reduzida a velocidade máxima no período urbano.

- Desapropriações:
Grande motivo de dúvida da Administração, o prefeito Endrigo se mostrou preocupado com as futuras desapropriações.
Segundo Fernando Hiro, as desapropriações irão ocorrer, pois a obra é de interesse público e de grande utilidade para a população.
No entanto, ela será iniciada de forma amigável, com tentativas de acordo com os moradores afetados e com prazo razoável para desocupação, e somente em último caso, haverá necessidade de intervenção judicial.
Para as desapropriações amigáveis, o pagamento será imediato, no ato de assinatura da escritura.
Em breve, responsáveis pela parte da desapropriação entrarão em contato com os moradores esclarecendo as demais dúvidas.

- Ruas e Vias Públicas:
Com o tráfego sendo desviado para o centro da cidade, o prefeito levou ao conhecimento do DER reclamações sobre o estrago das ruas e possíveis estragos nas casas.
Segundo o DER, todas as ruas que forem utilizadas para o desvio vão ser entregues em perfeito estado, totalmente recuperadas.
E sobre as casas, o DER orienta que, ao menor sinal de possíveis danos, a empresa CONSTROESTE seja comunicada o mais breve possível para avaliar as medidas.

- Informações:
O prefeito, juntamente com o presidente Vando Ximenes, ainda solicitaram que tanto o DER quanto a empresa CONSTROESTE estabelecem um melhor canal de informações da obra para a Prefeitura, para que possa ser repassada a população.
Dessa forma, o assessor do DER disse que a partir deste momento, todas as medidas a serem tomadas serão comunicadas previamente a Prefeitura, para que a mesma possa repassar as informações em caráter oficial.
Endrigo reclamou da falta de informações prestadas pelos responsáveis pela obra, o que dificulta o fornecimento e esclarecimento de dúvidas por parte da Administração.

Segundo o prefeito, o balanço da reunião foi positivo, pois desta vez o DER estava com todos documentos disponíveis para acesso e soube informar melhor sobre as obras. "A gente veio até São Paulo, diretamente na Superintendência, a fim de termos algumas respostas sobre o andamento da obra. O assessor, sr.Fernando Hiro, nos atendeu muito bem e vamos levar ao conhecimento de nossos munícipes todas as informações que nos foram passadas", disse o Prefeito.

Endrigo ainda informou que solicitou ao DER uma audiência pública para que a população tome conhecimento do projeto e do cronograma das obras, a fim de esclarecer todos os interessados. O DER ficou de avaliar a realização da mesma.

Participaram da reunião ainda: José Carlos de Moraes Rodrigues Alves – Coordenador de Planejamento Estratégico e Eng.Orlando Arantes – Diretoria de Operações.